PROJECTO

Promover o peixe português e tornar Portugal Figura de Proa

Com inspiração no reconhecimento de Ferran Adriá, a que muitos outros chefs se juntaram, a APTECE lança o projeto “Portugal Figura de Proa” prosseguindo o objetivo de elevar o posicionamento da gastronomia portuguesa e desta vez com destaque para o peixe que servirá de “âncora” para a promoção do turismo gastronómico do país e o elo de ligação a diversos produtos tradicionais da gastronomia portuguesa.

Porque temos o melhor peixe do mundo

O peixe que vem de um mar sem fim, que não é apenas grande, é, sobretudo, rico. Aquele que é tesouro, cultural, turístico e biológico de Portugal. Aquele, sobre o qual se escreveu a nossa história, que embeleza os retratos do país, que nos dá as ondas gigantes que Garrett McNamara e muitos outros surfam, e que faz com que chegue às nossas mesas uma diversidade incomparável de peixes e mariscos, com sabor e frescura que não encontra rival, apenas porque a natureza assim quis e os nossos pescadores também.
O peixe que, grandes e famosos chefes, da Europa à Ásia, dos Estados Unidos ao Japão, reconhecem a qualidade, que é a principal fonte proteica no padrão alimentar mediterrânico, declarado património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO e que os portugueses consomem como ninguém.
O peixe que, em Portugal, se prepara e cozinha com mestria e tradição, apenas com sal e brasas, em marinadas ou em vinagrete, em caldeiradas e cataplanas, assados no forno, estufados ou guisados e fritos. Pelas mãos de grandes chefes, de forma mais criativa, imaginativa e complexa. De todas as formas, são sempre preparados muito frescos, mesmo quando transformados em versáteis conservas, verdadeiras embaixadoras gourmet.
O peixe que é parte de nós, da nossa gastronomia, da nossa identidade e que muito nos orgulha. Tanto, que somos o principal consumidor de peixe da Europa. Sabemos, por isso, do que falamos.
O projeto “Portugal Figura de Proa” recebeu a aprovação do COMPETE 2020, no âmbito do Sistema de Apoio a Ações Coletivas – Internacionalização.

null

ROTA DO NORTE

null

ROTA DO CENTRO

null

ROTA DO ALENTEJO