Rota do Alentejo

ALENTEJO LITORAL

Terra de um horizonte sem fim, rica em luz e sol, abençoada pelas águas do rio sado e mira e por inúmeros riachos e albufeiras, que embelezam a paisagem, aqui, de rara beleza, vestida de amarelo, branco e azul numa vasta extensão ao mar com águas amenas que abraçam praias de areia fina e dourada e que gritam relaxamento e quietude.

Este é o lugar onde a generosidade da natureza é visível, mas que impõe um ritmo próprio às produções e às colheitas dos muitos produtos que o definem e que enriquecem a sua gastronomia. Falamos do trigo, das azeitonas, das uvas e outras frutas e hortícolas da terra, mas também dos animais domésticos, como os bovinos, caprinos e suínos, em especial o porco preto. Naturalmente, falamos ainda, de várias espécies cinegéticas, como o javali, o coelho, a lebre e a perdiz. E, nas zonas costeiras de outras especialidades, como o marisco, o choco, o polvo, peixes como o sargo, o cherne, o robalo, o carapau, a sardinha, o linguado, a enguia ou o achigã. Todos se combinam com o melhor pão e as melhores ervas aromáticas, os melhores azeites e vinhos. Não dispensam os legumes e os arrozes, que aqui são de exceção.

Este é o lugar onde as casas, tenham muito ou tenham pouco, tem sempre a mesa posta, exibindo sabores mil, que generosamente se fazem acompanhar de grandes vinhos da região. Tudo é para descobrir, percorrendo montes, aldeias, vilas e cidades, habitadas por um povo singelo que defende, como nenhum outro, os seus usos e costumes e canta a vida com coração.

 

Sugerimos que comece por Alcácer do Sal, onde a vida ainda se faz navegar a bordo de embarcações tradicionais, depois Santiago do Cacém, onde as planícies se misturam com a serra e esta com o mar. A pouca distância Sines, a cidade natal e de memória de um dos grandes homens dos mares – Vasco da Gama – e ainda terra de gente de mar. Continuando, pela costa Alentejana e Vicentina, uma paragem pelas pequenas vilas de Vila Nova de Mil Fontes, Zambujeira do Mar e Azenha do Mar. Esta é uma sugestão, porém, também o Alentejo Central e o Norte Alentejano são ricos em sabores que devem ser descobertos, faça-o por si. A única recomendação é que seja devagar!

O Alentejo sabe bem!

Aqui come-se bem, aproveite e não perca!
null

Alcácer do Sal

A vida a navegar a bordo de embarcações tradicionais

null

Santiago do Cacém

Onde as planícies se misturam com a serra e esta com o mar

null

Sines

Terra de Vasco da Gama e gente de mar

null

Vila Nova de Mil Fontes, Zambujeira do Mar, Azenhas do Mar

A costa mais preservada da Europa

Outras rotas

null

North of Portugal Route

null

Center of Portugal Route