Vila Nova de Mil Fontes

A costa mais preservada da Europa

Sabe bem

O peixe fresco e quase sempre grelhado ou assado. Das águas doces, o achigã de barragem. Das águas salgadas, muita variedade e de grande valor comercial: o sargo, o pargo, o congro, o pata-roxa, o pampo, a abrótea, o besugo, a dourada, o robalo, o safio, as sardinhas, no tempo delas, quando são gordas e suculentas, o tamboril, o polvo e muitos mariscos, entre estes, e com destaque, os percebes, os búzios e as navalheiras. Do receituário, são referências, as sopas de peixe, as feijoadas e caldeiradas e os ensopados, de preferência, com safio. Se for arroz, por aqui, pede que seja com tamboril. Vinhos para acompanhar podem ser alentejanos, dos brancos, há os que foram considerados dos melhores do mundo. Para curiosos, os vinhos do litoral alentejano são, também hoje, uma excelente opção.

Outros Sabores: as migas de carne, o chispe de coentrada ou o cozido que honra a qualidade dos enchidos alentejanos. Antes de tudo, sempre o pão, mas aqui só um, o alentejano, as azeitonas simples ou aromatizadas, os queijos e presuntos. No fim, uns pastéis de batata-doce ou pão de rala e para levar no saco, se for época de Santos, umas alcôncoras (doces de mel, azeite e canela). Porque aqui a refeição é sempre farta, uma aguardente local para ajudar a digestão.

Aproveite

Visita aos 4 portos de pesca (Portinho do Canal em Vila Nova de Milfontes, Lapa das Pombas em Almograve, Entrada da Barca, em Zambujeira do Mar e de Azenhas do Mar) – cerca de 150 pescadores e frota com 75 embarcações que se dedica à pesca artesanal mantendo as características das embarcações mais antigas (pequenas dimensão, boca aberta e casco de madeira)

As praias com vasta extensão de areal e outras escondidas entre as falésias. Destaque para as praias dos Aivados, Malhão, do Farol, Franquia e Furnas

O Cabo Sardão com uma costa recortada pelas falésias e pequenas praias de areia fina e clara (Zambujeira, Alteirinhos, Nossa Senhora e Tonel)

O Forte de São Clemente, em Vila nova de Mil Fontes e a respetiva barbacã, a igreja matriz e a capela de São Sebastião

Os passeios de barco ou canoa pelo rio Mira, uma aventura todo-o-terreno, passeio pedestre ou a cavalo pela serra

A necrópole da Idade do Ferro, no Galeado

O largo da capela de nossa Senhora do Mar e as fontes dos Amores e Santa Catarina

O Pôr-do-Sol memorável da Costa Alentejana

Não perca

Festa de Nossa Senhora da Graça, padroeira de Milfontes, com procissão fluvial – 8 agosto em sua honra, sendo a procissão fluvial o ponto alto das celebrações