Vila de Rei
Sabe bem
Toda a gastronomia, aqui, elevada a património cultural. Destaca-se a afamada sopa de peixe ou os pratos de bacalhau, que podem ser à moda de Vila de Rei ou à Cobra. Dos peixes várias opções, o achigã, aqui, considerado a “truta do sul”, o barbo, a boga ou a carpa, que podem ser fritos grelhados. Sazonalmente, também o sável e a lampreia. Tudo regado com um bom vinho da Beira Interior.
Outros Sabores: a abrir o apetite muitos petiscos, queijos e enchidos, depois sabores de caça, em época dela, como o coelho bravo, a perdiz ou o javali. Sempre, o bucho recheado, os maranhos, o cabrito assado ou o ensopado de borrego e o cozido à Vila de Rei, as migas e as açordas. A mesa dos vilarregenses é farta, mas também doce, não se dispensam os bolos fintos, o arroz doce de Vila de Rei, as tigeladas ou as broas de mel. Para os amantes de queijo, muitos mais a finalizar, amarelos, picantes ou outros, sempre das Beiras!
Aproveite
Pesca desportiva na barragem de Castelo Bode
As praias fluviais, de Bostelim, de Fernadaires, de Pego das Cancelas, de Zaboeira e de Penedo Furado
Centro Geodésico de Portugal e museu, para sentir o que é estar mesmo no centro de Portugal e ter uma visão de 360º sobre um horizonte vastíssimo, destacando-se a Serra da Lousã e, se o céu estiver limpo, a Serra da Estrela, quase a 100 km de distância
Visita à Aldeia de Xisto de Água Formosa, na procura das águas formosas da fonte que aí se encontra e que deu nome à aldeia.
Percursos na natureza: a rota do caminho de xisto de Água Formosa, rota do Bostelim, rota das conheiras, rota do Zêzere, trilho das Bufareiras, trilho das cascatas, a quedas de água de Fragas do Rabadão e Poios
Museu etnográfico municipal e museu das aldeias
Mercado municipal com venda de produtos endógenos e mostra de artesanato local (típicos bordados de Castelo Branco)
Lagar da Ferrugenta
Não perca
Festival do Bacalhau e do Azeite – semana antes da Páscoa
Festival Gastronómico do Achigã – semana do feriado 5 de outubro
Festival das Sopas & Petiscos – Abril
Mercado Medieval – 3º domingo de maio
Feira de S. João – 3º domingo de junho
Feira de enchidos, queijos e mel – última semana de julho e 1º fim-de-semana de agosto