Rota do Norte
Rumo ao Porto e Norte, descubra uma região repleta de história e estórias, de cultura e natureza, de gente hospitaleira que hasteia a sua gastronomia como um dos maiores atrativos do território.
No Minho, quebrado, a ocidente, numa suave curva de planícies e vales, contra a orla do nosso grande lago azul que é o Atlântico, siga no encalço da lampreia e outros peixes de rio. De norte para sul, pode começar em Melgaço, vá a Vila Nova de Cerveira e perca-se, por si e no tempo, para descobrir Ponte de Lima, a mais antiga vila que ousou recusar ser cidade, e o seu rio que foi também de poetas. Em deslumbre termine com o 3º melhor panorama paisagístico do mundo, segundo a National Geographic Magazine (1927), no alto do monte de Santa Luzia, descortine a vista ímpar que concilia o mar e o rio Lima com o seu vale num envolto montanhoso. É a partir daqui, em Viana do Castelo, que perceberá a forte ligação que temos ao bacalhau, o peixe que mais afama a gastronomia portuguesa.
Em direção ao Porto, pare na Póvoa de Varzim, cidade à beira mar plantada, outrora sofredora das águas revoltas que filhos da terra levou, por se terem feito a elas em busca de sustento.
Seguindo para Matosinhos, no meio da jovialidade e irreverência da cidade, busque memórias de um passado que ainda a define. Um passado que a liga ao mar e visível nas suas gentes singelas, pescadores e vendedores de grande variedade de peixe que se encontram na lota ou naquele que é um dos mais belos e históricos mercados do país. Aqui, entre a imensidão de iguarias e de várias bancadas, saltam, meio vivos, os peixes que se deixam apregoar por ruidosas e caricatas vendedoras. Em poucos minutos, chega ao Porto, cidade que deu nome a Portugal, mundialmente conhecida pelo seu vinho – o vinho do Porto – e reconhecida a nível europeu como o melhor destino. É uma cidade para conhecer com todos os sentidos e apreciada como fazem os habitantes locais, visitando as pequenas lojas de artesanato, cafés de renome ou restaurantes familiares. Petiscando aqui e ali ou disfrutando prolongadamente uma boa refeição é na parte oeste, delimitada pelo mar, que encontra a frescura e qualidade de um bom peixe. Daqui, quer vá para o litoral ou mais para o interior seguindo os rios que abundam, a certeza que lhe damos é de encontrar um cardápio fresco, variado e saudável.